A placa de Schwarz inferior trata-se de um expansor removível utilizado para expansão lenta do arco inferior. O objetivo da placa de Schwarz é verticalizar os dentes posteriores, assim como a obtenção de espaço no arco. Este dispositivo pode ser uma alternativa interessante quando associada ao expansor fixo em pacientes em dentição mista, principalmente naqueles com apinhamento moderado, entre 3 e 6 mm.
Ganho de espaço no arco inferior com uso da placa de Schwarz
Uso da placa de Schwarz prévia à expansão rápida da maxila
Protocolo de uso da placa de Schwarz
Ganho de espaço no arco inferior com uso da placa de Schwarz
Não há um consenso na conduta terapêutica em dentição mista de maneira geral, isso é fato. Principalmente quando falamos de apinhamento inferior. Podemos ter unanimidade em não tratar aqueles casos com apinhamento leves, menor que 3 mm, pois sabemos que este apinhamento irá se resolver com o desenvolvimento normal da oclusão. Porém, nos casos de apinhamento moderado, entre 3 e 6 mm aproximadamente o expansor inferior pode auxiliar na obtenção de espaço no arco.
Um estudo clínico prospectivo conduzido por O’Grady P et al e publicado no American Journal of Orthodontics em 2006 mostrou que a placa de Schwarz utilizada previamente ao expansor fixo superior aumento o perímetro do arco inferior em torno de 3.7 mm quando ativada em aproximadamente 4 mm (protocolo de ativação de ¼ de volta por semana por um período de 5 meses prévia à disjunção).
Está certo que a literatura não é unânime em relação ao ganho de espaço promovido pela placa de Schwarz. Uma revisão de literatura publicado na Cochrane por Turner S e colaboradores conclui que os efeitos causados pelo uso da placa de Schwarz ou lip bumper na dentição mista não são conclusivos em virtude de poucos estudos presentes na literatura.
Porém, tenho visto um grande benefício no uso da placa de Schwarz prévia ao uso do expansor fixo superior com intuito de verticalizar os dentes inferiores posteriores, otimizando a resposta da expansão no arco superior.
Uso da placa de Schwarz prévia à expansão rápida da maxila
Contudo, qual o real benefício para uso da placa de Schwarz prévia à expansão rápida da maxila? É importante entender que o arco inferior é a referência do tratamento ortodôntico de maneira geral, principalmente quando falamos de relação transversa. Podemos usar uma analogia de tampa-caixa ou pé-sapato para entender a relação transversal entre a maxila e mandíbula. E já que não temos a presença de sutura no arco inferior no paciente infantil que permite a expansão de sua base propriamente dita, este acaba sendo nosso arco de referência. O que os expansores removíveis fazem no arco inferior é verticalização de dentes e remodelação de processo alveolar, mas não aumento da base mandibular propriamente dita.
No arco inferior podemos definir que a borda Walla limita a amplitude transversal mandibular, sendo que esta pode ser identificada através da junção entre a mucosa ceratinizada e a mucosa alveolar. Observe a flecha vermelha na imagem ao lado.
Observe na imagem abaixo a borda Walla e a relação “tampa-caixa” do arco inferior e superior. Conseguiram identificar a atresia da maxila? Conseguem identificar a inclinação dos dentes inferiores para a lingual?
Na imagem ao lado conseguimos ver uma relação transversal adequada entre o arco superior e inferior, é possível ver a diferença?
Portanto, o uso da placa de Schwarz prévia à expansão rápida da maxila define os limites transversais da expansão propriamente dita, estabelecendo um parâmetro adequado para realização do procedimento.
Protocolo de uso da Placa de Schwarz
Não há um consenso na literatura para o protocolo de ativação da placa de Schwarz (figura 04), porém sabemos que há um limite para essa expansão dento-alveolar. Na prática clínica utilizamos a placa por cerca de 4 a 5 meses antes da instalação do disjuntor considerando um protocolo de ativação de ¼ de volta por semana. Sendo que, durante o período de ativação a placa é utilizada durante o dia todo, removendo-a somente para comer, escovar e fazer atividades físicas.
Após o período de ativação do arco inferior, é realizada a instalação do expansor fiso no arco superior sendo que este último é mantido por mais uns 5 ou 6 meses como protocolo de contenção. Durante este período a placa de Schwarz não é mais ativada e passa a ser utilizada somente para dormir.
Finalizando o tratamento é removido o expansor superior e a placa, sem necessidade de outro aparelho para contenção.
Aproveito para compartilhar com vocês um vídeo que fiz falando um pouquinho mais sobre o protocolo de ativação da Placa de Schwarz.
Claro que o diagnóstico e planejamento são individuais e as característicasde cada paciente e cada maloclusão irão determinar quaisquer conduta terapêutica. Porém, acredito que sempre é importante termos um NORTE, um caminho a seguir quando falamos de planejamento ortodôntico e esse é o caminho “geral” que costumo utilizar para uso da Placa de Schwarz em pacientes em crescimento.
Bons estudos!