fbpx

Afinal, o que é ortodontia interceptiva?

O que é ortodontia interceptiva? Essa é uma pergunta que pouca gente me faz, mas muita gente tem dúvidas. Se você está começando a entrar no mundo da Ortodontia ou da Ortopedia, é importante que você saiba definir o que é Ortodontia interceptiva pois vejo esse termo usado muitas vezes de forma inadequada. E você não quer cometer esse erro, certo? Então vamos esclarecer esse conceito de uma vez por todas

O que é Ortodontia interceptiva?

Qual a diferença entre Ortodontia preventiva, interceptiva e corretiva?

E agora, Ortodontia interceptiva ou interceptativa?

Ortodontia interceptiva contempla ortopedia funcional dos maxilares?

 

O que é Ortodontia interceptiva?

Não vamos aqui nos aprofundar muito nos conceitos de Ortodontia ou Ortopedia Funcional dos Maxilares. Por hora, vamos trabalhar a Ortodontia em seu sentido mais amplo, como a  especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.

Partindo desse princípio, a Ortodontia interceptiva consiste em interceptar ou intervir na maloclusão a fim de reduzir sua severidade ou mesmo corrigi-la de forma objetiva. Não se trata da correção e alinhamento dos dentes. Trata-se de intervir em um problema específico, mesmo que não corrigindo completamente a maloclusão.

Qual a diferença entre Ortodontia preventiva, interceptiva e corretiva?

Considerando o conceito de Ortodontia interceptiva, podemos entender que essa “subespecialidade” (pois não se trata de uma especialidade, mas uma área da ortodontia) compreende também procedimentos preventivos e interceptivos.

Mas afinal, no que consiste a Ortodontia preventiva?

Ortodontia preventiva consiste em procedimentos clínicos que evitam a instalação da maloclusão. 

·Quais são os procedimentos preventivos?

 

  Orientações: Amamentação, uso de chupetas, mamadeiras, copos de transição, importância da manutenção dos dentes decíduos.

·   Mantenedores de espaço quando necessário: diante da perda precoce de dentes decíduos a instalação de mantenedores de espaço deve ser avaliada.

·   Acompanhar a Cronologia de irrupção dentária: observar alterações na cronologia de irrupção, acompanhar principalmente processos irruptivos de Primeiros molares permanentes e Caninos permanentes superiores.

·   Diagnóstico de dentes supranumerários/agenesias

·   Acompanhar Infraoclusão de molares decíduos

O acompanhamento dos fatores citados acima podem prevenir a instalação de eventual maloclusão.

E os procedimentos interceptivos, no que consistem?

São intervenções ortodônticas que buscam minimizar o impacto da maloclusão na dentição permanente ou corrigi-la.

 Quando as intervenções devem ser consideradas?

1. Mordida Aberta Anterior

2. Mordida Cruzada Posterior

3. Mordida Cruzada Dentária

4. Relação ântero-posterior de Classe III

5. Overjet acentuado

6. Presença de distúrbios irruptivos (impacções)

7. Perda de espaço

8. Discrepância dente-osso negativa (apinhamento)

E a Ortodontia Corretiva, no que consiste? 

O objetivo da Ortodontia Corretiva é corrigir o posicionamento dentário e a maloclusão propriamente dita através de dispositivos fixos ou removíveis que buscam corrigir a maloclusão como um todo. É a ortodontia convencional com braquetes ou alinhadores realizada na dentição permanente.

 

E agora, ortodontia interceptiva ou interceptativa?

O que observo é que não há unanimidade entre os profissionais para o uso do termo interceptivo ou interceptativo. Se considerarmos que o termo é utilizado ao intervir ou interceptar a maloclusão, os termos interceptivos ou interceptativos podem ser utilizados.

Ortodontia interceptiva contempla ortopedia funcional dos maxilares?

Bom, para responder a essa pergunta, vamos voltar à definição de Ortodontia. 

“Especialidade que busca a correção da posição dos dentes e arcadas dentárias”. Portanto, podemos considerar que sim. Dispositivos Ortopédicos funcionais também são interceptivos e também são utilizados por profissionais Especialistas em Ortodontia. Na verdade é mais uma questão de filosofia de tratamento.

O que vemos na prática é que Especialistas em Ortodontia não costumam ter habilidade com diversos dispositivos ortopédicos funcionais, enquanto que profissionais especialistas em Ortopedia Funcional dos Maxilares apresentam maior embasamento do uso dos dispositivos ortopédicos e no conhecimentos das filosofias de tratamento preconizadas por diferentes filosofias na Ortopedia Funcional dos Maxilares. Porém, o contrário também é verdadeiro, poucos especialistas em Ortopedia Funcional dos Maxilares compreendem as similaridades e os benefícios dos dispositivos utilizados e preconizados em Ortodontia Interceptiva.

Você sabe qual a conduta clínica diante da anquilose de molares decíduos?
#home

Juliana Pereira Andriani

Especialista em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares – UFSC
Mestre em Ortodontia – UFSC
Doutoranda em Odontologia – UFSC
Ortodontista clínica – Integre Odontologia – Florianopólis
Profa. Ortodontia e Ortopedia – ABCD/Florianopólis
Profa. Ortodontia e Ortopedia Academia da Odontologia
Founder Academia da Odontologia
×