Quais os fatores que influenciam o paciente no uso de aparelhos ortopédicos funcionais?
Esta foi a pergunta que levou ao estudo de El-Uni A. e colaboradores publicado no American Journal Of Orthodontics – AJODO. Os autores encontraram que fatores como: auto-motivação, influência de pais/profissional, adaptabilidade, percepção do progresso do tratamento e consultas de retorno exercem papéis importantes como facilitadores e/ou barreiras para o uso de aparelhos ortopédicos funcionais removíveis.
Entre as recomendações que otimizam o uso dos dispositivos removíveis, os autores citaram que a comunicação efetiva do profissional e apresentação de imagens antes e durante o tratamento explicando o uso são importantes, além da determinação do tempo de uso e ferramentas de lembrete.
Portanto, não deixe de fotografar seus pacientes! Com câmera profissional ou smartphones, não importa! É melhor um registro sem equipamento profissional do que a falta de registro.
Afinal, qual a implicação clínica desse estudo?
Apesar da amostra pequena, dos pacientes avaliados no estudo utilizarem somente o Twin-block e das características culturais da população onde foi realizado o estudo, que não nos permite extrapolar de maneira direta os resultados para os nossos pacientes aqui no Brasil, os resultados nos levam a reforçar a necessidade das consultas de controle para motivação e adaptação deste tipo de aparelho e a importância dos pais neste processo de colaboração.
Sabemos que no caso de dispositivos removíveis, a colaboração do paciente é a chave para o sucesso do tratamento. E portanto, nunca é demais reforçar os pontos chaves para obtenção do sucesso no tratamento interceptivo.
El-Uni A., et al. Understanding factors influencing compliance with removable functional appliances: a qualitative study. Am J Orthod Dentofacial Orthop 2019; 155:173-81.